segunda-feira, 25 de abril de 2011

Razões diretas e realistas para se acreditar em Deus.Part 1/3..



-Pelo menos uma vez na vida, você não adoraria que alguém simplesmente lhe mostrasse a prova da existência de Deus? Sem quebra-de-braço, sem afirmações como: "Você tem que acreditar". Bem, tentaremos apresentar aqui algumas das razões que sugerem a existência de Deus.

Mas, considere que, se alguém se opõe radicalmente à possibilidade de Deus existir, então qualquer prova ou explicação apresentada aqui poderá ser imediatamente refutada. Ou seja, isso seria como se uma pessoa se recusasse a acreditar que o homem andou na lua. Nenhuma informação, por melhor que fosse, iria mudar o seu modo de pensar. Imagens via satélite de homens andando na lua, entrevistas com os astronautas, pedras lunares... todas as provas seriam sem valor porque a pessoa já concluiu que o homem não pode ir à lua.

Quanto à existência de Deus, a Bíblia diz que há pessoas que têm prova suficiente de que Ele existe, mas encobrem essa verdade.1 Por outro lado, há aquelas que querem saber se Deus existe; a essas Ele diz: "Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês..."2 Antes que você olhe para os fatos relacionados à existência de Deus, pergunte-se: "Se Deus realmente existe, eu gostaria de conhecê-lo?".

1. Deus Existe? Durante a história, em todas as culturas do mundo, as pessoas vêm sendo convencidas de que há um Deus.

Podemos dizer, com algum grau de confiança, que todas essas pessoas estiveram ou estão erradas? Bilhões de pessoas, que representam diversos compostos sociológicos, intelectuais, emocionais, educacionais etc., todas chegaram à mesma conclusão de que há um Criador, um Deus para ser adorado:

Pesquisas antropológicas atuais indicam que entre os povos primitivos mais distantes e remotos, existe uma crença universal em Deus. E, nas primeiras lendas e histórias dos povos de todo o mundo, o conceito original era de um único Deus, o qual foi o Criador. Um Deus altíssimo e original parece ter, uma vez, estado em suas consciências, mesmo naquelas sociedades que hoje se apresentam politeístas.3

2. Deus Existe? A complexidade do nosso planeta aponta para um Desenhista, que, intencionalmente, não apenas criou nosso universo, mas também o sustenta hoje.

Poderiam ser dados muitos exemplos mostrando o desenho que Deus fez da criação, e, possivelmente, não chegaríamos ao fim desse desenho. Mas aqui estão alguns traços dele:

A Terra... seu tamanho é perfeito. O tamanho da Terra e a sua gravidade correspondente seguram uma camada fina de gases nitrogênio e oxigênio que se estendem, em sua maioria, até uns 80 quilômetros desde a superfície da Terra. Se a Terra fosse menor, a existência de uma atmosfera seria impossível, como ocorre no planeta Mercúrio. Se a Terra fosse maior, sua atmosfera conteria hidrogênios livres, como em Júpiter.4 A Terra é o único planeta conhecido que é provido de uma atmosfera com a mistura na medida exata de gases para sustentar vida humana, animal e vegetal.

A Terra localiza-se na distância exata do sol. Pense nas variações de temperatura que enfrentamos, aproximadamente entre -34.4 a + 48.9 graus. Se a Terra fosse um pouco mais distante do sol, nós todos congelaríamos. Um pouco mais perto e nós nos queimaríamos. Até mesmo uma variação fracionária da posição da Terra em direção ao sol tornaria a vida impossível no planeta. A Terra mantém sua distância perfeita do sol enquanto gira em torno dele numa velocidade de aproximadamente 107.825 kph. Também gira em torno de seu próprio eixo, permitindo que toda a superfície seja apropriadamente aquecida e refrescada todos os dias.

Nossa lua tem o tamanho perfeito e está à distância exata da Terra por causa da força da gravidade. A lua cria movimentos importantes nas marés para que as águas não estagnem e ainda impede que os nossos oceanos massivos não inundem os continentes.5

Água... incolor, inodora e insípida e ainda assim nenhum ser vivente pode sobreviver sem ela. Plantas, animais e seres humanos consistem, na sua maioria, de água (cerca de dois terços do corpo humano é composto por água). Você verá porque as características da água são tão particularmente apropriadas para a vida:

A água possui pontos máximos de fervura e de congelamento incomuns, nos permitindo viver em um ambiente com temperaturas variantes, enquanto mantém nossos corpos em temperatura constante de 37 graus.

A água é o solvente universal. Pegue um copo cheio d'água e adicione uma colher de açúcar e nada vai transbordar; a água simplesmente absorve o açúcar. Essa propriedade da água significa que milhares de produtos químicos, minerais e nutrientes podem ser carregados pelo nosso corpo todo e até dentro de vasos sangüíneos minúsculos.6

A água também não apresenta mudanças químicas. Sem afetar o composto das substâncias que carrega, a água permite que comidas, remédios e minerais sejam absorvidos e usados pelo organismo.

A água apresenta uma tensão de superfície única, pois, nas plantas, ela pode subir contra a ação da gravidade, trazendo nutrientes vivificantes até o topo da árvore mais alta.

A água congela de cima para baixo, formando uma crosta que flutua; assim, os peixes podem viver no inverno.

Noventa e sete por cento da água da Terra encontram-se nos oceanos. Mas, em nosso planeta, existe um sistema que retira o sal da água e a distribui para todo o globo. É o processo de evaporação, que absorve as águas do oceano, deixando para trás o sal; depois forma nuvens que são facilmente levadas pelo vento a fim de dispersar, pela chuva, a água sobre a vegetação, animais e pessoas. Esse sistema purifica e recicla os recursos hídricos do planeta, para sustentar a vida aqui.7

O cérebro humano... processa simultaneamente uma quantidade incrível de informações. O cérebro reconhece todas as cores e objetos que você vê; assimila a temperatura à sua volta; a pressão de seus pés contra o chão; os sons ao seu redor; o quão seca sua boca está e até a textura deste artigo em suas mãos. O seu cérebro registra respostas emocionais, pensamentos e lembranças. Ao mesmo tempo, seu cérebro não perde a percepção e o comando dos movimentos ocorrentes em seu corpo, como o padrão de respiração, o movimento da pálpebra, a fome e o movimento dos músculos das suas mãos.

O cérebro humano processa mais de um milhão de mensagens por segundo.8 Ele avalia a importância de todos esses dados, filtrando o que é relativamente sem importância; um processo de seleção que lhe permite interagir com o ambiente em que você se encontra e se desenvolver de modo eficaz nele...

O cérebro é algo que lida com mais de um milhão de informações por segundo, enquanto avalia as mais importantes, permitindo que o homem aja somente com as mais relevantes... Podemos mesmo dizer que esse tão órgão fascinante foi criado pelo mero acaso?

Quando a NASA lança um foguete espacial, sabemos que não foi um macaco que planejou o lançamento, e sim mentes inteligentes e instruídas. Como explicar a existência do cérebro humano? Apenas uma mente mais inteligente e instruída do que a humanidade poderia tê-lo criado.

Fonte:http://www.suaescolha.com/index.html

2 comentários:

  1. Boa noite, gostaria de me dispor um tanto quanto discordante dos teoremas acima citados, os quais me deixaram um tanto quanto desconcerto e modestamente ofendido, levando-se em conta princípios básicos de pensamento científico. Assim:
    Ad primae: É impossível - sim, caracterizo como impossível - comparar a descrença de que um homem andou na lua ou qualquer outro fato com confirmações físicas, visuais e sem quebra de continuidade histórica com a existência de deus, que não possui nenhuma destas, além de tornar-se totalmente descontínua, historicamente, tal crença.

    1ª Paradigma: É impossível comparar os deuses os quais geraram crenças, a maioria tem perfis psicológicos completamente distintos o que os faz serem impossíveis de fundir numa única exemplificação de deus. Bem, ficaria bastante complicado conciliar o deus cristão com o deus dos ameríndios, caracterizado por canibalismo.
    Além disso, já foi comprovada uma predisposição genética, no código humano, que o faz exigir explicações para aquilo que não entende; A criação sempre foi uma das maiores dúvidas humanas, logo, há uma predisposição nos humanos para encontrar uma explicação, seja qual for, para explicar sua própria existência e tudo o que não entenda. Os maias (ou incas, não me recordo agora) acreditavam ser surgidos do milho, com um deus sanguinário que exigia sacrifícios constantes. Os egípcios acreditavam que o universo surgiu da masturbação de Atum, seu deus primordial. Por sinal prática também vetada nas principais vertentes do cristianismo.

    Também vejo importância em citar que apenas um terço da população mundial é cristã, algo em torno de 34%, aparentemente pouco, para dar a isto característica de verdade até mesmo por conhecimento popular. Por sinal, algo em torno de 20% sequer possui religião.

    Quanto ao segundo paradigma, deixo ainda em aberto, pois estou com pouco tempo agora.
    Porém gostaria de citar, acima de qualquer outro parâmetro que existem apenas na parte observável do universo - correspondente a uma pequena parte - um valor próximo de 1 septilhão de estrelas, se considerarmos cerca de 5 planetas para cada estrela (valor ainda considerado baixo) encontram-se cerca de 5 septilhões de planetas (5 . 10^24) (só na parte observável). É impossível entender tal valor porém, se trata da mesma quantidade de grãos de areia que haveria num espaço quadrático e desértico com 100km de lado e 16km de profundidade. Destes planetas
    apenas 527 são catalogados pelo homem, sendo que quase nada se sabe sobre sua estrutura e constituição da matéria gasosa quando existe.
    Me desculpe mas acredito se prepotência dizer que o único planeta habitável seja a terra.

    Assim, em momento mais oportuno volto a comentar.

    No mais, uma ótima noite.
    Abraços. (:

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,respeitamos claramente qualquer opinião contrária postada neste blog,nosso objetivo e falar do Evangelho de Cristo,que acreditamos transformar vidas e nos salvar da perdição eterna,sem de maneira nenhuma, ofender alguém contrário ao que é postado aqui..

    Heron disse...
    Boa noite, gostaria de me dispor um tanto quanto
    discordante dos teoremas acima citados,
    "os quais me deixaram UM TANTO QUANTO DESCONCERTO E MODESTAMENTE OFENDIDO".

    SE LHE OFENDEMOS DE ALGUMA FORMA,LHE PEDIMOS DESCULPA.

    GOSTARIA COM MUITO RESPEITO,CORRIGIR ALGO DITO
    NO SEU COMENTÁRIO.

    Heron Disse:1ª Paradigma: É IMPOSSIVEL COMPARAR
    OS DEUSES OS QUAIS GERARAM CRENÇAS, a maioria tem perfis psicológicos completamente
    distintos o que os faz serem impossíveis de fundir numa única exemplificação de deus.
    BEM,FICARIA BASTANTE COMPLICADO COMCILIAR
    O DEUS CRISTÃO COM O DEUS DOS AMERÍNDIOS, caracterizado por canibalismo.

    Pelo o que entendi nessa parte do seu comentário,você está afirmando que estamos dizendo no TEXTO que todos que crêem
    num ser superior,acreditam num mesmo Deus que nós..(Se interpretei errado,por favor me corriga).

    O TEXTO fala que durante a história, em todas as culturas do mundo, as pessoas vem sendo convencidas de que HÁ UM DEUS.Mas não está dizendo que todas elas ACREDITAM QUE HÁ UM DEUS COMO NÓS DO BLOG ACREDITAMOS QUE EXISTA.Mas sim que de alguma maneira elas acreditam NUM SER SUPERIOR.

    Heron Disse:Me desculpe mas acredito se prepotência dizer que O ÚNICO PLANETA HABITÁVEL SEJA A TERRA.

    Pelo o que entendi no seu comentário acima,você está dizendo que O TEXTO ESTÁ FALANDO QUE O PLANETA É O ÚNICO HABITÁVEL DA TERRA,mas segundo o TEXTO postado acima,o Planeta seria O único CONHECIDO habitável da terra.Ou seja não afirma que é de CERTEZA o ÚNICO,mas que até aonde se tem informação,seria o ÚNICO,mas não deixando
    de lado a HIPÓTESE de haver outras PLANETAS HABITÁVEIS.

    Agredecemos grandemente pelo seu comentário,que além de demonstrar sua opinião,trouxe ótimas informações.

    Tenha uma ótima noite,abraços..

    ResponderExcluir