sábado, 12 de junho de 2010

O Que a Bíblia fala da nossa aparência?



"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus". (Joel 2:13)

O homem pode criar, sem sabedoria da Palavra de Deus, um monte de proibições que só trazem confusões e não frutos. Confusões porque nenhumas das "doutrinas de roupas" tem fundamento bíblico. E quando tem, são versículos isolados, sem explicações E se perguntarmos muito, eles ficam sem respostas e chateados. Perguntar não é pecado! Jesus respondia a todos que o questionava e deixava os escribas e fariseus sem resposta!!! Ou seja, o Senhor Jesus quer que estejamos bem esclarecidos da verdade da sua Palavra para não sermos enganados.

"Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas" (Marcos 12:38)

O Senhor quer que todos nós andemos no prumo. No prumo do amor ao próximo. No prumo do perdão. No prumo da oração, do jejum, da evangelização, da leitura da Palavra e a sua obediência. Mas a Bíblia nos avisa que no fim dos tempos surgiriam homens:

"...traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo APARÊNCIA de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses". (2 Tim 3:4,5)

Talvez seja por isso que o Senhor Jesus não se preocupou com aparências ao vir a este mundo. A Bíblia nos relata um Mestre bem simples:

"Não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". (Isaías 53:1,2)

Realmente o Senhor não olha mesmo para a aparência do homem! Quando lemos as sãs doutrinas da Palavra de Deus, percebemos que os pensamentos de Deus não são os pensamentos do homem. Toda doutrina tem que ser bíblica e a própria Palavra de Deus nos mostra isso. O apóstolo Paulo mostra qual é a doutrina:

"Os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, SEGUNDO O EVANGELHO da glória do Deus bendito, que me foi confiado". (1 Timóteo 1:10, 11)

Veja que a Sã Doutrina tem que ser SEGUNDO O EVANGELHO da Glória do Deus Bendito! Sim, a verdadeira, imutável, santa, única doutrina verdadeira. Aliás, Jesus nunca mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Os homens é que mudam, ora proibindo uma coisa, ora proibindo outra. Há igrejas que para entrar tem que tirar o sapato, outras tem que estar com a gravata, outra não pode barba, outras já tem que usar a barba!

"Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça". (João 7:24)

O versículo acima recomenda o que este estudo pretende lhe explicar: a não julgar ninguém segundo a aparência. Os maiores enganos nas igrejas vem devido a este julgamento. E a isso a Bíblia adverte:

"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz". (2 Coríntios 11:13,14)

Veja que coisa terrível. O apóstolo Paulo alerta sobre os falsos apóstolos, e diz que o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz! Que grande perigo é considerarmos alguém pelas suas vestes e acharmos que este está santificado. Este é um dos maiores enganos, nos mostra a Bíblia. Veja como a exortação é mais clara ainda:

"...a fim de que tenhais que responder os que se gloriam na aparência, e não no coração". (2 Coríntios 5:12b)

Existe uma conversa dos doutrinadores de roupa, que "Jesus não quer só o coração, mas o corpo todo". Sim, para a obra de Deus realmente é o corpo todo. Mas julgar o próximo, por não ter doutrinas de roupas, a Bíblia condena. Viver sob o julgo pesado do homem, cria mais apostasia (abandono da fé) do que frutos com suas proibições e exclusões.

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens...Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos". (Mateus 23:4,5)

Glória a Deus!!! Como a palavra de Deus é clara. Nos mostra como muitos dos homens querem impor aquilo que não está na Bíblia, com cobranças, e que não surte outro efeito senão o de servir de fardo. Muitos ainda se desculpam, dizendo que suas doutrinas de roupas compridas são consideradas loucura, porque nós cristãos realmente devemos ser como loucos para o mundo. Mas não é neste sentido, e o versículo abaixo explica isso:

"Porque, se enlouquecemos, é para Deus". (2 Corínt 5:13)

Somos considerados loucos por amor a Cristo, por pregar a palavra da cruz e não por práticas loucas. Leia:

"Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1:18)

Veja que somos chamados de loucos por amor a Cristo, e não por doutrinas de homens. Algumas igrejas evangélicas vieram através de missionários de outros países, onde a cultura e a tradição influenciaram nas vestes. É preciso observar que num país de clima tropical como o nosso, usar roupas compridas vai significar sacrifício de tolo ao invés de santidade.

"Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa, Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram". (Gálatas 2:6)

Somente os que fazem a obra de Deus com amor e sinceridade com seu próximo é que podem acrescentar em alguma coisa. Já vimos no decorrer de nossa vida cristã pregadores famosos, que eram vistos como "grandes", terminarem sua carreira envolvidos em escândalos, pecados ocultos que ninguém suspeitava por julgar pela aparência. A Bíblia sempre nos adverte a ter cuidado com falsos profetas, enganadores, justamente porque eles se levantariam em nosso meio, ensinando sutilmente o que não está nas Escrituras.

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruido-ras...E MUITOS seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade". (2 Pedro 2:1a,2)

Heresia é tudo aquilo que não está na Palavra de Deus e tenta ser passado como fundamento de fé. E é destruidora porque ao invés de produzir frutos, traz turbação, confusão e por fim, a apostasia. Traz turbação porque as pessoas não encontram tais "doutrinas" (heresias) na Bíblia, e vê outros pregadores pregando contra estas heresias, e usando a Palavra de Deus.

É incrível como muitas pessoas se deixam levar por qualquer coisa que se diga em cima de um púlpito, sem ao menos se dar ao trabalho de conferir na Palavra de Deus se está certo, como os crentes bereanos. (Atos 17:11)

Toda santidade vem da sinceridade de coração, e não por imposição do homem. Toda doutrina tem que estar claramente baseada nas Escrituras Sagradas. E no que diz respeito as doutrinas, a Palavra de Deus é clara, assim como a Bíblia diz claramente dos dízimos e ofertas, sem precisar de outras interpretações. Está escrito claramente, abertamente, sem meios termos.

O maior erro de muitas igrejas é querer converter todo mundo. E Jesus não ordenou isso. Ele disse:

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". (Marcos 16:15)

Temos realmente que ter um prumo em nossas vidas. O prumo do amor ao próximo, da sinceridade, da oração, da comunhão com os irmãos sem falsidades, da evangelização, da obediência a Palavra de Deus.

"Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos". (2 Coríntios 10:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário