segunda-feira, 14 de março de 2011

Legalismo e Liberdade Cristã - Parte 2/2.

Se você ainda não leu a parte 1 desse estudo,clique (AQUI) muito imrpotante que você leia.

Houve uma pregação na TV,aonde o Pastor Silas Malafaia falava sobre o risco que os crentes "legalistas" estão correndo de decaírem da Graça ao
cumprirem a Lei.

Dentre muitas coisas ele citou o texto preferido pelos legalistas sobre o qual as igrejas
(principalmente pentecostais) firmam as suas doutrinas (usos e costumes).

Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá vestirá o homem vestido de mulher. Deuteronômio 22.5


Sobre o texto, Silas Malafaia explicou que os legalistas que pretendem viver debaixo da lei, devem não apenas seguir o texto de Dt. 22.5, mas todo o texto de Deuteronômio. Sendo assim, podem dentre outras coisas possuírem duas esposas e devem entregar o filho rebelde para ser apedrejado, e não devem cortar o cabelo arredondando nas pontas ou aparar a barba.


Malafaia ainda fez um alerta sobre a advertência de Paulo aos Gálatas, quando citou o versículo 4 do capítulo 5 que diz: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído".


E citou ainda outro texto do apóstolo dos gentios que diz que pela lei ninguém se salvará, pois o justo viverá da fé.


Para completar, o pastor Silas ainda fez questão de explicar o texto do Novo Testamento escrito pelo apóstolo Pedro sobre o adorno e enfeites das mulheres, que segundo os legalistas seria uma proibição as mulheres acerca do uso de jóias dentre outras coisas (1 Pedro 3.1-7).


Explicando o texto, Silas Malafaia disse que os legalistas nem sequer sabem interpretar um texto corretamente, ele disse que em nenhum momento Pedro "proibiu" o uso de jóias ou o frisado dos cabelos (coques, tranças) ou na compostura de vestidos (vestidos novos ou com muitos detalhes).


Segundo o pastor, o apóstolo Pedro disse: "O enfeite delas "não seja" o exterior" (v.3), se referindo ao fato de que a mulher deve entender que ela não vai ser analisada pelo que veste, ainda que com muito adorno, mas as mulheres de Deus devem sim entender que elas serão analisadas pelo interior no "incorruptível trajo de um espírito manso e quieto" (v.4).


Em suas últimas palavras, o pastor Silas Malafaia fez um alerta, alegando categoricamente, que os legalistas (pregadores e seguidores) de usos e costumes (doutrinas de homens) estão vivendo DEBAIXO DE MALDIÇÃO, ou seja; estão afastados da graça salvadora oferecida pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário, sendo assim, correm o risco de passar a eternidade nas chamas do inferno.


Pela fé sois salvos, e isso não vem de vós e dom de Deus, tentar se salvar cumprindo "normas e regras de homens", foi o maior engano que satanás pode implantar no seio da igreja, o que ele já havia tentado no início da igreja, conseguiu nos últimos cem anos, desde que surgiu o movimento pentecostal aqui no Brasil.


Este texto não foi citado em sua pregação,mas é um texto que reforça o estudo:

Colossense 2:20 ao 23.


20:Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

21:Não toques, não proves, não manuseies?

22:As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;

23:As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.


6 comentários:

  1. A Bíblia, em sua composição natural, desde os primórdios hebraicos, caracteriza-se como um grande livro de auto-ajuda.

    Os ocidentais que por ignorância e necessidade de encontrar motivos para se utilizar da moral e dos bons costumes, que não o caráter próprio, dão a ela posição superiorizada.

    Desta forma, avalio que a necessidade de se seguir a bíblia em suas entrelinhas, revela apenas a comodidade de ler-se apenas um livro, ao invés de muitos, para fundamentar seus próprios motivos de existência.

    Descartes, o próprio criador do método cartesiano, buscou nele, algum motivo para a existência da crença divina. Falhou. E seu próprio método, incontestável na avaliação da verdade, exprime a incapacidade científica de crer no incrédulo, tornando o ceticismo inteligente, uma necessidade do pensador moderno.

    Como diria Sade, "(...)e que nada nem ninguém é mais importante do que nós próprios. E não devemos negar-nos nenhum prazer, nenhuma experiência, nenhuma satisfação, desculpando-nos com a moral, a religião ou os costumes."

    Posto-me então de forma indisposta a qualquer texto bíblico ou permeado de alguma crença religiosa, que faça do homem um ser escravizado e limitado por sua própria existência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E ae Heron blza?
    Kra neste blog o seu direito de respota é assegurado ou seja: você pode ler e não concordar postar o seu comentário aqui e discordar, tudo certo.

    Mas como um dos colaboradores deste blog eu tenho a minha opnião sobre este assunto:
    Você trouxe a tona a velha discusão "Deus versus filosofia"

    Você deixa claro que:Desta forma, avalio que a necessidade de se seguir a bíblia em suas entrelinhas, revela apenas a comodidade de ler-se apenas um livro, ao invés de muitos, para fundamentar seus próprios motivos de existência.
    Blza, mas você ja viveu na prática algum principio e mandamento bíblico? e depois viu se fez bem para sua vida? Você pode conhecer a bíblia na teoria mas você a conhece na prática para poder afirmar o que você afirmou?
    Teoria é uma coisa praticar a teoria é outra. Pelo que eu pude entender é que para você os mandamento bíblicos são osbsoletos. Algo que não vale nada.
    Voce pode viver isto.
    mas eu ACREDITO NISTO:Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
    Blza você pode até responder que eu tenho que viver na prática a "filosfia que você descreveu" se assim posso falar. Mas eu não critico sua forma de viver. Você criticou a minha froma de viver.Por isso fiquei motivado a lhe responder.
    Desta forma, eu respeitando sua forma de viver e você a minha e discutindo as duas cresceremos como seres humanos.
    Boa noite.

    OBS:Você foi muito amplo, não especificou se você queria criticar apensa usos e custumes o que era o assunto do poste, ou pelo que eu pude entender criticar a Bíblia em um todo, disto tirei a resposta ao seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas pela ofensa, da qual não tive intenção. Desta forma, dou-lhe a liberdade e meu consentimento à apagá-lo, porém, acho que discutir a bíblia e os costumes que nesta são pregados, a mesma ação e assim o fiz, com mais ênfase do que deveria, de fato e, novamente, me desculpo pelo mesmo.

    Agora, especificando, neste contexto, sou averso a qualquer posição limitante, seja ela bíblica, moral, cultural ou qualquer outra forma de manifestação dominadora, que ponha abscissas à vivência humana.

    Valendo-se da real existência de Deus - peço que não se ofenda - bem como d'ele ter criado o homem - Darwinsmo = Off - Por que motivo ele teria dado ao homem uma infinidade de prazeres, possibilidades e liberdades, para então lhe impedir de tê-los, para negá-los?
    Seria isto apenas para avaliar a vontade humana e apenas os mais fortes ganhariam a graça?
    Isto não seria crueldade?

    ResponderExcluir
  5. Não será apagado Heron =D

    Entendo sua pergunta:Por que motivo ele teria dado ao homem uma infinidade de prazeres, possibilidades e liberdades, para então lhe impedir de tê-los, para negá-los?
    Seria isto apenas para avaliar a vontade humana e apenas os mais fortes ganhariam a graça?
    Isto não seria crueldade?

    Esses prazeres ao qual você cita, nós interpretamos como pecado.

    Bom, Jesus veio a este mundo como homem, nós acreditamos que ele era 100% homem e Divino.
    Ou seja Ele passou por este mundo sem pecar, nosso manual de conduta assim nos ensina. Um exemplo: satanás tentou Jesus quando lhe ofereceu todos os reinos e prazeres desta terra. Jesus não quis.
    Desta forma Jesus nos ensina a cada dia negarmos o pecado que tão de perto nos rodeia. e se pecarmos poderemos recorre a sua graça. Através do seu Nome, que é o sangue derramado na cruz que nos da a remissão dos pecados, se porventura desfrutarmos destes prazeres.
    Agora, o pecado em nossa concepção não é divino.
    Ele entrou neste mundo com a queda de Adão outro papo filosófico =D

    Por isto que cristão significa parecido com Cristo. Somos apenas parecidos com Ele, tentamos dia após dia sermos perfeito assim como Ele, para que desta forma cheguemos a salvação eterna, e a uma vida terrena plena.

    E parabéns pela sua iniciativa de comentar =) Fico muito feliz desta forma poderemos trocar idéias diferentes, e crescermos como ser humano.

    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. E só para completar.

    Todos podem chegar a esta graça ela não está nega a mais fortes. Qualquer ser humano que aceitar Jesus e tentar ser parecido com Ele desfrutará desta graça.

    E mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir