quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Decência e ordem – Dons espirituais.





Decência e ordem,dons espirituais.

Agora vamos falar um pouco sobre os dons espirituais. Um dom espiritual é qualquer habilidade concedida pelo Espírito Santo e usada na edificação da Igreja. Jesus nos deixou o Espírito como ajudante no trabalho de propagar o evangelho. Já o Espírito, nos capacita com dons para desenvolvermos nosso ministério de reconciliação até a volta de Cristo. Então, podemos dizer que os dons servem para manter o cristianismo vivo entre os homens, mesmo nesse período de ausência de Cristo na terra. (1 Conríntios 1:7).

Todos possuem algum dom

Já vimos que o Espírito habita em todos a partir do momento da conversão. Se isso é verdade, é verdade também que ele concede dons espirituais a todos. Então, se você é um cristão genuíno, acredite que você tem o Espírito e que ele lhe concedeu no mínimo um dom espiritual. Algumas passagens na Bíblia falam sobre essa verdade:

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.” 1 Coríntios 12: 7

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 1 Coríntios 12:11

Fica claro que todos que possuem o Espírito possuem algum dom. Dons esses que o Espírito concede de forma individual e soberana sempre visando o próximo e não ao próprio portador do dom. Coloque isso na cabeça, seus dons foram te dados para servir ao próximo e não a você mesmo. Deus quer edificar e preservar sua Igreja através de nós e nos concedeu dons para isso! Muito sabem quais dons possuem, outros não. Alguns têm um, dois, três, não importa. Se você sabe fazer algo que edifique sues irmãos na caminhada cristã, não tenha dúvida, é um dom espiritual.

A diversidade de dons

Como a Igreja é um local cheio de pessoas diferentes e Deus ama essa diversidade [leia o texto sobre diversidade], não poderia ser diferente com os dons. O Espírito que concede é o mesmo, mas existem vários dons diferentes distribuídos entre pessoas diferentes. Claro que alguns vão ter dons iguais, mas com um modo diferente de usá-los. Já imaginou se todos tivessem os mesmos dons? Não precisaríamos dos outros. E essa não é a idéia, vimos que os dons servem para servimos aos outros (1 Pedro 4:10). E se outros possuem o mesmo dom que eu, significa que não precisam de mim. A Igreja é como um corpo, onde cada cristão é um membro e desempenha um papel fundamental para a saúde eclesiástica. E de novo, você não escolhe o membro que quer ser, a vontade de Deus é soberana em como e onde lhe usar. (1 Coríntios 12:18)

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 1 Coríntios 12:4-13

Por isso a afirmação de que algum dom em particular é sinal da presença do Espírito Santo no homem não é verdadeira. Muito afirmam isso em relação ao dom de línguas, mas não é o que a Bíblia ensina. Não existe nenhum dom obrigatório em todos os cristãos, todos possuem dons diferentes, concedidos do modo como o Espírito quiser.

Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. 1 Coríntios 14:26

Cuidado com os dons

Precisamos cuidar dos dons que nos foram concedidos. O Espírito não está de brincadeira e precisamos levar esse assunto a sério. Somos responsáveis pela sobrevivência da Igreja até a volta de Cristo. Essa responsabilidade mostra a grande importância de nossos dons e de como precisamos agir em relação a eles. Paulo encoraja Timóteo a não negligenciar o dom que lhe foi dado em 1 Timóteo 4:14. Negligenciamos o dom quando não o colocamos em prática, quando não servimos aos irmãos, quando não buscamos aperfeiçoá-lo e quando usamos com orgulho, para nossa própria glória. Precisamos cuidar de nossos dons com zelo, praticando e aperfeiçoando cada vez mais para servimos ao próximo. Por isso Paulo diz a Timóteo na sua segunda carta (1:6), “Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus”.

Irmãos, cada um de vocês possui um dom especial que foi lhe concedido por Deus, com o propósito de manter sua santa Igreja viva e ativa no mundo. Você é responsável pela propagação do evangelho e perseverança dos cristãos, cuide dos seus dons da melhor maneira possível! Dê o seu melhor para Deus e para o próximo!

Soli deo Gloria.

Retirado do site: http://pedropamplona.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário